Pesquisar no Blog

quarta-feira, 4 de junho de 2014


Casos de queimaduras aumentam até 30% em junho

Número cresce em decorrência das festas juninas;
Copa do Mundo pode agravar ainda mais o risco

Na próxima sexta-feira (6 de junho) é o Dia Nacional de Luta contra Queimaduras, problema que atinge cerca de um milhão de pessoas por ano no País, sendo que as crianças representam dois terços das vítimas. A atenção deve ser redobrada neste mês de junho, já que as pessoas têm maior contato com fogueiras, balões e fogos de artifício, aumentando até 30% o número de casos, segundo estatísticas de Centros de Queimaduras do País. Com a Copa do Mundo, o risco pode ser ainda mais alto, já que o contato com fogos de artifício costuma ser mais constante.

Segundo o cirurgião plástico do Centro de Trauma do Hospital Samaritano de São Paulo, Silvio Previde Neto, as queimaduras graves são aquelas que atingem mais de 30% da superfície corporal, ou que são motivadas por choques elétricos e lesões inalatórias, por exemplo.

No Brasil, as queimaduras estão entre as principais causas externas de morte, perdendo apenas para outras causas violentas, que incluem acidentes no trânsito e homicídios. Os fogos de artifício podem provocar queimaduras, das quais 70% são lesões com lacerações ou cortes; 20% amputações nos membros inferiores; e os 10% restantes são lesões das córneas, perdas da visão, lesões do ouvido ou perda da audição. “O tratamento especializado destes casos pode, sem dúvida, melhorar o resultado das lesões e de suas sequelas”, destaca. 

O especialista também chama atenção para os acidentes em casa, especialmente com crianças. As queimaduras são a segunda principal causa de morte em crianças de um a quatro anos de idade, só perdendo para os acidentes de trânsito. “E a maioria das situações em que ocorrem as queimaduras são previsíveis e evitáveis. O cenário é quase sempre o mesmo: as crianças se queimam em casa, em especial na cozinha, e quase sempre na presença de um adulto que não está atento aos riscos daquela situação”, ressalta.

O álcool lidera a lista das principais causas de acidentes com queimaduras em crianças no país, responsáveis por 41,3% das ocorrências. Em segundo lugar estão os chamados escaldos, provocados pelo contato com água fervente ou óleo quente, que respondem por 33% dos casos, segundo a Sociedade Brasileira de Queimaduras.

Dicas de como agir com queimaduras:

  • Evite tocar na área queimada e não coloque substâncias como café, manteiga, creme dental ou clara de ovo, pois essas substâncias podem agravar a lesão e atrapalhar o tratamento;

·        Se a queimadura for superficial deve-se resfriar a área queimada com água fria durante 15 a 30 minutos, ou até que o transporte para uma unidade de atendimento seja feito;

·        Ainda durante o transporte deve-se manter o ferimento protegido por uma compressa fria;

·        Evite o contato de gelo com a ferida, pois poderá causar mais agressão ao tecido, pela baixa temperatura;

·        Retirar anéis, pulseiras e roupas que não estejam grudadas antes que o local comece a inchar e formar bolhas;

·        Evite romper as bolhas, pois aumenta o risco de infecção;

·        Na sequência, procure imediatamente assistência médica para o atendimento adequado.

Emergência Especializada -
O Hospital Samaritano de São Paulo conta com um serviço de Emergência Especializada em Trauma 24 horas, com ortopedistas, neurocirurgiões e cirurgiões de trauma à disposição e dedicação exclusiva a estes pacientes, não dividindo tempo e atenção com demais casos do Pronto Socorro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados