Pesquisar no Blog

quarta-feira, 28 de maio de 2014




Movimento “Não hesite, apite!”, que promove Apitação contra o assédio sexual às mulheres no transporte público de São Paulo, intensifica ações e amplia raio de abrangência

Dia da Apitação acontecerá durante toda essa semana em regiões distintas da cidade, inclusive durante a Copa do Mundo

O movimento “Não hesite, apite!, organizado pela Casa de Isabel e pela ASAS, que distribui apitos e orientações para as mulheres se defenderem contra o risco de assédio sexual no transporte público de São Paulo, realizará de 26 de maio à 01 de junho, os já populares “Dia de Apitação” quatro vezes ao dia e em diferentes regiões da cidade.

 “A mídia parou de abordar o tema com a mesma intensidade de antes, mas o assédio sexual contra as mulheres segue acontecendo de distintas formas no transporte público da cidade. Por isso resolvemos intensificar nossas ações”, afirma Rosana Chiavassa, presidente da ASAS – Associação das Advogadas, Estagiárias e Acadêmicas do Direito de São Paulo – que se uniu a Casa de Isabel, entidade que acolhe mulheres vítimas da violência – para criar e desenvolver esse movimento social. “A maioria das mulheres vítimas dessa violência sofrem caladas por medo ou vergonha. O Dia da Apitação que estamos realizando visa não somente esclarecê-las, mas também orientá-la sobre como agir caso sejam molestadas ou ameaçadas”, explica.

Segundo Chiavassa, o movimento, em duas grandes ações, uma na estação Brás do Metrô e CPTM e outra nas estações do Metrô na Avenida Paulista, já distribuiu mais de 20 mil apitos e folhetos com orientação. “Nosso objetivo até o final da nossa campanha, que não cessará nem durante a Copa, é distribuir cerca de 300 mil apitos e folhetos”, revela a presidente da ASAS. “Transformamos o apito numa arma de defesa, que deve ser levado na bolsa como qualquer outro pertence essencial. A mulher, se por acaso se sentir ameaçada ou vir outra em situação semelhante, deve tocar o apito para afastar o agressor, chamar a atenção do ambiente e, também, dos seguranças”, explica.

O diferencial dessa nova ação é que, além das estações do Metrô e da CPTM, o Dia da Apitação também acontecerá nas portas de algumas importantes faculdades de São Paulo. “Escolhemos os lugares de grande movimentação e as faculdades não podem ficar de fora”, conta Chiavassa.

 

Agenda dos locais e horários de Apitação





28/mai (quarta)
-
-
15h00 / 16h00
Terminal Lapa (Rua Guaicurus, 1438) + Mercadão da Lapa + Rua 12 de outubro
Oeste
19h00
UNIP Marquês (Av. Marquês de São Vicente, 3001)
Oeste
29/mai (quinta)
07h00
Estação de Metrô Santo Amaro
Sul
10h00
Estação de Metrô Largo Treze
Sul
 
 
 
19h00
UNISA (Rua Humboldt, 29)
Sul
30/mai (sexta)
07h00
Estação de Metrô Corinthians-Itaquera (Rua do Contorno, 60)
Leste
10h00
Estação de Metrô Vila Matilde
Leste
13h00
Estação de Metrô Tatuapé (Rua Catiguá, s/nº)
Leste
19h00
Faculdade Carlos Drummond de Andrade (Rua Profº Pedreira de Freitas)
Leste
01/junho (domingo)
09h00
Portaria Parque do Ibirapuera
Sul
12h00
Portaria Parque Villa Lobos
Oeste
16h00
Portaria Parque do Carmo

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados