Pesquisar no Blog

quarta-feira, 7 de maio de 2014


Iamspe faz alerta para doenças oculares
60% dos idosos atendidos no HSPE sofrem de catarata, afirma especialista

Em comemoração ao Dia do Oftalmologista, celebrado em 7 de maio, o Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (Iamspe) faz um alerta à população para o risco de problemas oculares.

Doenças como catarata, glaucoma e retinopatia diabética são as mais frequentes entre os pacientes atendidos no Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE). O Iamspe atende 10% da população idosa do Estado e 60% dos pacientes internados no HSPE são da terceira idade.

De acordo com o diretor do Serviço de Oftalmologia do HSPE, Pedro Durães, o número de idosos com catarata no hospital equivale a 60%, enquanto 20% sofrem de glaucoma, 10% de retinopatia diabética e 10% de outras doenças.

Segundo o médico, as pessoas que não possuem nenhum problema ocular também devem procurar o oftalmologista, pelo menos uma vez ao ano.

“Doenças como hipertensão e diabetes podem provocar complicações oculares, pois elas fragilizam os vasos sanguíneos dos olhos, acarretando sangramento e descolamento de retina. Para este tipo de paciente, recomenda-se que compareça ao oftalmologista com mais frequência durante o ano, dependendo da gravidade da doença”, explica.

O especialista recomenda que as pessoas utilizem sempre óculos escuros em ambientes abertos, pois eles protegem dos raios ultravioletas, que podem causar ou acelerar diversas doenças.

Além disso, recomenda uma alimentação saudável, rica em frutas e verduras, principalmente as compostas por vitamina A.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados