Pesquisar no Blog

sexta-feira, 25 de abril de 2014


Ação ‘Saia da Bolha’ em SP alerta para saúde infantil na Semana Mundial da Imunodeficiência Primária

 

Campanha do Consórcio Brasileiro de Centros de Referência e Treinamento em Imunodeficiência Primária (CoBID) foca em diagnóstico e tratamento precoces

 

As imunodeficiências primárias (IDPs) são um grupo de doenças genéticas raras causadas por defeitos no funcionamento do sistema imunológico.  Para evidenciar a gravidade do problema, que compromete a qualidade de vida na infância e pode demorar anos para ser descoberto, o Instituto da Criança (ICr) do HC-FMUSP, ligado Consórcio Brasileiro de Centros de Referência e Treinamento em Imunodeficiência Primária (CoBID), lança a campanha “Saia da Bolha” (www.saiadabolha.com.br e www.facebook.com.br/saiadabolha), durante a Semana Mundial de Imunodeficiência Primária (22 a 29 de abril).

 

No dia 29, a iniciativa, apoiada pela CSL Behring, será apresentada ao público por meio de uma ação de rua que será realizada em São Paulo (SP). Quem passar pela Avenida Paulista, a partir das 8h, receberá um informativo com todas as orientações sobre a enfermidade: o que é a doença; causa; como tratar; diagnóstico; principais sinais etc. Além disso, uma atriz dentro de uma bolha gigante tentará realizar tarefas simples do dia a dia com o objetivo de mostrar que é muito melhor controlar a doença do que viver enclausurado e privado do convívio social.

 

O nome da iniciativa foi criado em alusão ao potencial de incapacitação das IDPs. “Sem diagnóstico e tratamento, o portador, mais suscetível às infecções, precisaria viver em um ambiente totalmente isolado do mundo e do convívio social”, explica a médica-pediatra Magda Carneiro-Sampaio, especialista em Alergia e Imunopatologia, professora da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) e diretora do Instituto da Criança, da FMUSP e presidente do CoBID.

 

Centros de Referência x Imunodeficiências Primárias

 

No Brasil, há em torno de quatro mil pessoas com IDPs. Entretanto, estimativas feitas em populações de outros países apontam que este número pode chegar a 170 mil casos. Na maioria das vezes feito pelo pediatra, o diagnóstico pode demorar anos. Isto se dá porque os sinais clínicos referidos não são valorizados para o diagnóstico de IDP.

 

O governo brasileiro disponibiliza tratamento gratuito para as imunodeficiências primárias. Atualmente, o país conta com 21 Centros de Referência, em 16 estados, que juntos formam o Consórcio Brasileiro de Centros de Referência e Treinamento em IDPs” (CoBID). Procure o mais próximo: www.saiadabolha.com.br

 

 
Semana Mundial da Imunodeficiência Primária – 22 a 29 de abril

Lançamento da campanha nacional de conscientização “Saia da Bolha”


Data da ação em São Paulo: 29 de abril

Local: Avenida Paulista

Horário: a partir das 8h

Mais informações: www.saiadabolha.com.br

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados