Pesquisar no Blog

quinta-feira, 6 de março de 2014


Mercado paralelo de anabolizantes ameaça a saúde da população 

•  Receituários e carimbos são falsificados para obtenção de medicamentos de uso controlado
  
Pacientes que precisam de reposição de hormônios sofrem preconceito

Receituários e carimbos de médicos, principalmente endocrinologistas, estão sendo falsificados para serem utilizados na compra de anabolizantes com fim estético. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) não tem mecanismos para impedir as falsificações.

Destinado ao tratamento de pacientes que necessitam de reposição hormonal, os chamados anabolizantes (hormônios sintetizados em laboratórios) só podem ser vendidos mediante apresentação de prescrição médica e retenção de uma via da receita. 

De acordo com a Anvisa, para evitar falsificação de receituário para uso indevido dessas substâncias, o médico endócrino deve ter cuidado ao guardar receituários e carimbo profissional, além de efetuar prescrições no Receituário de Controle Especial, que deve ser impresso por uma gráfica de confiança. 

Ainda segundo a Anvisa, no caso de roubo ou extravio de receituários, a orientação é para que o médico faça um Boletim de Ocorrência e comunique a autoridade sanitária, que providencia a publicação de comunicado no Diário Oficial do Estado de São Paulo, dando ciência aos estabelecimentos comerciais farmacêuticos (drogarias e farmácias) para que não atendam as referidas prescrições.

Para Dr. Evandro Portes, vice-presidente da Regional São Paulo da Sociedade Brasileira de Endocrinologia, “O problema é grave, pois atualmente o médico tem o seu nome usado em carimbos e em receituários sem que ele sequer tenha sido roubado. Seria necessário criar mecanismos mais efetivos para que a população, principalmente os jovens, não seja exposta ao risco do uso indiscriminado destas substâncias, que apesar de promoverem o resultado esperado por muitos dos seus usuários, apresentam inúmeros efeitos colaterais de curto e longo prazos, que colocam em risco a saúde das pessoas”.

Além disso, pacientes que precisam comprar os medicamentos para uso terapêutico sofrem preconceito por parte dos estabelecimentos que vendem estas substâncias. A Anvisa recomenda para estas pessoas que solicitem atendimento privado por parte do farmacêutico responsável e que, na iminência de qualquer ato preconceituoso, denuncie às instâncias competentes.

O uso inadequado de anabolizantes pode causar problemas de saúde como pressão alta, insuficiência cardíaca, câncer no fígado, atrofia testicular, infertilidade, convulsões, agressividade, entre outros.

 

SBEM-SP (Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia do Estado de São Paulo) - Twitter: @SBEMSP - Facebook: Sbem-São-Paulo - http://sbemsp.org.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados