Pesquisar no Blog

quinta-feira, 6 de março de 2014


Médica explica a importância da vacinação contra o HPV

Método preventivo atingirá principalmente jovens e crianças a partir de 2014

A disponibilização gratuita da vacina começará a partir do dia 10 de março nos postos de saúde e em escolas públicas e privadas de todo Brasil.  Neste ano, ela atenderá meninas de 11 a 13 anos e a partir de 2015 a faixa etária diminuirá para 9 a 11 anos. A vacina distribuída será quadrivalente, protegendo contra os 4 tipos mais comuns da doença: 6 e 11, responsável por 90% dos casos de verrugas genitais; 16 e 18, por 70% dos casos de câncer do colo de útero. 

A idade proposta gerou uma polêmica entre pais que veem a vacinação como um incentivo à precocidade da vida sexual. A especialista Dra. Adriana Campaner, ginecologista da Santa Casa de São Paulo, explica que o objetivo do medicamento é prevenir jovens e crianças contra o HPV. "Essa vacina é apenas uma forma de evitar que as doenças causadas pelo vírus, como o câncer do colo de útero, atinjam as mulheres futuramente. Em nenhum momento ela serve de indutor para a precocidade nas relações sexuais".

O Papiloma Vírus Humano (HPV) é uma doença sexualmente transmissível. O vírus contém características assintomáticas e pode ficar encubado por um longo período, impedindo a manifestação e identificação da doença. A melhor forma de detecta-lo é procurar por lesões resultantes do HPV, o câncer do colo de útero, no caso das mulheres, e verrugas que atingem ambos os sexos.

Alguns exames como o papanicolau ajudam a confirmar a presença do câncer do colo de útero. Com acompanhamento correto é possível prevenir quase 100% dos casos deste câncer. Ele deve ser feito anualmente em mulheres que já iniciaram a vida sexual.

Mesmo quem ainda não teve HPV, corre o risco de contrair a doença em algum momento da vida. Segundo a OMS, este número pode chegar a 69 milhões de brasileiras. Com a vacina é possível impedir este contágio, que pode ocorrer pela relação sexual ou por mucosa infectada. Deve ser lembrado, no entanto, que a vacina não previne contra todos os tipos de HPV, mas protege contra os 4 tipos virais mais frequentes.

 A prevenção em jovens e crianças do sexo feminino atingirá diretamente a população masculina, com a diminuição da circulação do vírus entre homens e mulheres. Este ano, serão distribuídas 15 milhões de doses nos 36 mil postos de saúde do país.

A Santa Casa de São Paulo oferece atendimento para pacientes com HPV em ambulatórios voltado para as lesões específicas causadas pelo vírus. O ambulatório de Patologia Genital Inferior, voltado para doenças que acometem os órgãos sexuais femininos, atende cerca de 210 pacientes por mês portadoras do vírus HPV.

Há ainda no Instituto de Pesquisa da Santa Casa o Instituto do HPV, área dedicada exclusivamente para o ensino e pesquisa sobre o Papiloma Vírus Humano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados