Pesquisar no Blog

segunda-feira, 31 de março de 2014


HOJE, 31 DE MARÇO, É O DIA MUNDIAL DO BACKUP

A véspera do 1º de abril, o “Dia da Mentira”, quando a internet é invadida por um turbilhão de notícias falsas, hoje, 31 de março, será comemorado o Dia Mundial do Backup, data que propõe uma mobilização para que realizemos cópias de segurança de nossos dados e documentos, independente de sermos pessoas físicas ou jurídicas. Hoje, para praticamente todas os projetos e atividades que desenvolvemos, precisamos de computadores, notebooks ou dispositivos móveis. Esse aumento do uso da tecnologia acaba ampliando também os riscos aos quais estamos expostos em relação à perda de informações.  

Um arquivo de computador ou servidor pode sofrer danos ou até mesmo se perder por completo por causa de vírus, piques de energia, problemas de hardware, falhas físicas ou humanas. Se para uma pessoa já é um grande transtorno perder os dados salvos em seu celular, imagine só para uma empresa, independente do porte ou segmento? 

Devemos lembrar que a informação possui um valor altamente significativo para quem a possui. Este bem precioso está diretamente integrado com processos, pessoas e tecnologias. Dessa forma, podemos caracterizar a informação como um ativo que, como qualquer outro ativo importante nos negócios, tem um valor extremamente significativo para a organização e consequentemente precisa ser protegido.  

Para evitar perdas de dados, a IOB Folhamatic EBS, uma empresa do Grupo Sage, resolveu comemorar o Dia Mundial do Backup oferecendo alguns preciosos conselhos para quem quer – e precisa – manter suas informações a salvo. Neste sentido, a primeira dica é fazer uma análise das informações que realmente precisam de backups. Na sequência é importante adotar os meios de armazenamento adequados – CD, DVD, Blu-Ray, pen drive, disco rígido, armazenamento USB ou na nuvem – internet; e, por último, realizar os backups com frequência. 

O backup existe como forma de prevenir que os arquivos sejam apagados acidentalmente, seja por falha física ou humana, garantindo a integridade dos dados, das configurações e arquivos de usuários. A prática da segurança da informação torna o ambiente onde essa informação está sendo gerada mais seguro e traz maior controle de segurança e preservação da vida útil do documento digital. É preciso deixar claro que os benefícios do backup não são apenas para a empresa, mas também para todos envolvidos no processo, como clientes e parceiros. 

A ausência de backup e preservação dos documentos digitais representa a carência de conhecimentos sobre a importância da preservação digital. O fator cultural influência na questão da mudança de processos e consecutivamente, de comportamento, onde antes o documento era o papel. Agora é tudo digital. Devemos encarar essa realidade. Aqueles que não dão o devido valor ao backup não sabem o risco que correm e a tendência é aprender isso da forma mais amarga e difícil com a perda de dados importantes.

 

Juliane Borsato Beckedorff Pinto - coordenadora de serviços da IOB Folhamatic EBS, uma empresa do Grupo Sage

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados