Pesquisar no Blog

quarta-feira, 5 de março de 2014


DIA MUNDIAL DA SAÚDE BUCAL

 

Apesar de ser o país com maior número de cirurgiões-dentistas,

56% dos brasileiros com menos de 12 anos têm cárie

 

Apenas 60% da população mundial têm acesso a cuidados bucais. O problema é que até 90% das crianças em idade escolar, dependendo da região, sofrem de cárie. Por causa de sua proporção epidêmica, inclusive, entidades do mundo todo que representam a Odontologia – encabeçadas pela FDI (Federação Dentária Internacional) – se uniram para criar o Dia Mundial da Saúde Bucal. Em 20 de março, cirurgiões-dentistas de vários países estarão unidos em torno do propósito de reduzir a incidência dessa doença em nível global.

 

No Brasil, a campanha está sendo lançada pela ABCD (Associação Brasileira de Cirurgiões-Dentistas), entidade nacional vinculada à FDI, e já conquistou a adesão da Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas (APCD) – entidade de classe com alta representatividade e que promove anualmente o maior congresso de odontologia do mundo, o CIOSP. Silvio Cecchetto, presidente da ABCD, diz que 56% dos brasileiros com menos de 12 anos têm cárie, apesar de o Brasil reunir o maior número de profissionais da Odontologia no mundo. “É fundamental mobilizar os mais de 254 mil cirurgiões-dentistas brasileiros a trabalhar nesse projeto ao lado de profissionais de mais de 50 países que já abraçaram a ideia. No Brasil, estudos mostram que Norte, Nordeste e Centro-Oeste têm situação pior do que Sul e Sudeste, com uma diferença de até 90%. Isso indica não só um ataque maior da doença, como um menor acesso aos serviços odontológicos. É urgente eliminar essa disparidade.”

 

Já na opinião de Adriano Forghieri, presidente da APCD, a cárie é uma doença com um impacto tão grande na qualidade de vida das pessoas – desde a infância até a maturidade – que exige um trabalho conjunto entre os cirurgiões-dentistas, o poder público e a mídia. “Enquanto o poder público exerce papel fundamental no tratamento da água, garantindo que todos tenham acesso à água com flúor, ou ainda a programas que facilitam o acesso da população ao tratamento odontológico, os cirurgiões-dentistas exercem um papel importante de esclarecimento com seus pacientes. Não podemos deixar de ressaltar, também, o grande poder dos meios de comunicação. Através de matérias sobre saúde oral, a população vai, aos poucos, adquirindo uma preocupação maior em relação à higiene bucal – o que representa, sem dúvida, grande parte da prevenção da cárie e de outras doenças.”

 

O CPO (índice que considera dentes cariados, perdidos e obturados) médio mundial aos 12 anos é de 1,6 nos 188 países analisados. No Brasil, é de 2,1. Na América do Sul, apenas a Venezuela apresenta média de CPO semelhante à brasileira (2,1), evidenciando que a doença cárie é ainda mais grave nos países vizinhos:  Argentina (3,4), Colômbia (2,3), Paraguai (2,8), Bolívia (4,7) e Peru (3,7).  Ao criar o Dia Mundial da Saúde Bucal, entidades que representam a Odontologia em vários países têm como objetivo principal baixar esses índices, proporcionando melhor saúde bucal e geral para a população.

Visite www.saudebucal2014.com.br para saber mais.

 

Fontes:

Dr. Silvio Cecchetto, presidente da Associação Brasileira de Cirurgiões-Dentistas (ABCD)

Dr. Adriano Forghieri, presidente da Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas (APCD)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados