Pesquisar no Blog

quinta-feira, 5 de dezembro de 2013


Papa Francisco lança campanha mundial de combate à fome

PUC-SP promove ações para extinguir o problema do acesso à alimentação no Brasil

 O papa Francisco irá lançar no Vaticano, dia 10/12, uma campanha internacional para combater a fome envolvendo as Cáritas (organizações humanitárias da Igreja Católica) de todo o mundo. Em outubro deste ano, o papa classificou como “escândalo” haver ainda fome e desnutrição no mundo, em mensagem à Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) por ocasião do Dia Mundial da Alimentação (16/10). Atualmente, de acordo com os dados da FAO, 840 milhões de pessoas passam fome no mundo; apesar disso, um terço da produção anual de alimentos (1,3 bilhão de toneladas) é desperdiçada.

 No Brasil, segundo dados do Instituto Akatu, a perda chega a 64% da produção agrícola. Para tentar diminuir esta situação, a PUC-SP e a Plataforma Sinergia entregaram ao deputado federal Arnaldo Jardim (PPS-SP), no último dia 25/11, um Projeto de Lei para combater a fome e promover a função social dos alimentos no Brasil. A entrega foi realizada pelo cardeal Dom Odilo Pedro Scherer, grão-chanceler da Universidade, e pela professora Anna Maria Marques Cintra, reitora da Instituição.

 O Projeto de Lei, desenvolvido com várias entidades, contou com a redação de professores da Faculdade de Direito da PUC-SP. O documento (PL 6867/2013) foi protocolado pelo deputado Arnaldo Jardim no Congresso Nacional, dia 3/12.

Além da colaboração jurídica, a PUC-SP irá utilizar seus laboratórios no Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS) para desenvolver tecnologias voltadas à ampliação da validade e ao aproveitamento de alimentos não comercializados para consumo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados