Pesquisar no Blog

quinta-feira, 5 de dezembro de 2013


IBCC festeja o Dia do Fonoaudiólogo com reabilitação do paciente com câncer

 O Dia do Fonoaudiólogo é comemorado em 9 de dezembro e para celebrar a data o Instituto Brasileiro de Controle do Câncer (IBCC) lembra a importância do trabalho do fonoaudiólogo na reabilitação do paciente oncológico. As estruturas da boca, lábio, faringe, laringe, tireoide, parótidas, fossas nasais e glândulas salivares são mecanismos utilizados na fala, respiração, mastigação e para engolir o alimento, além da aparência física do rosto. Quando o câncer é diagnosticado nessas partes do corpo, pode gerar algumas sequelas temporárias, como engasgos na alimentação, comunicação incompreensiva, respiração pela traqueostomia ou a necessidade de via alternativa de alimentação e é nessa hora que há a contribuição do fonoaudiólogo.

 “O fonoaudiólogo é o profissional especializado na prevenção e reabilitação das alterações da comunicação oral, escrita e deglutição. Sua atuação hospitalar tem oferecido a visão do tratamento completo, com o objetivo dos pacientes sentirem-se mais seguros, pois saberão que, se tiverem sequelas da cirurgia, Radioterapia, Quimioterapia ou da própria internação hospitalar, estas podem ser minimizadas com a reabilitação”, explica Daniela Luci D’Aquino Gomes, chefe do Departamento de Fonoaudiologia do IBCC. A participação do fonoaudiólogo hospitalar minimiza o tempo de internação, facilita a evolução do tratamento e melhora o dia a dia do paciente, proporcionando maior qualidade de vida e reinserção social.

 

 IBCC
O IBCC é referência para o tratamento do câncer no Brasil, no hospital são atendidas 24 especialidades. Em 2012, o hospital realizou 95.080 consultas, 7.094 cirurgias, 6.160 internações, 13.393 exames mamográficos, 21.383 ultrassonográficos, 10.747 tomografias computadorizadas, 17.844 aplicações de quimioterapia e 32.474 sessões de radioterapia. Em 2013, o Instituto completa 45 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados